Terrorismo sobre o clima é ameaça à soberania nacional
27/06/2012
Terrorismo sobre o clima é ameaça à soberania nacional
Para físico cético, ONU usa o debate sobre mudanças climáticas para exercer uma "governança mundial" Em carta à presidente Dilma antes da Rio+20, cientistas pediram que governo atente para os problemas nacionais
SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO
Em meio às preparações para a recepção de 45 mil pessoas para a Rio+20, um grupo de cientistas pediu que a presidente Dilma Rousseff revertesse em saneamento básico o que estava gastando com o aquecimento global.
De acordo com os 18 pesquisadores que assinaram uma carta enviada à presidência em maio, pouco antes da cúpula da ONU, o aquecimento global não é causado pelo homem. Eles estão no grupo dos "céticos do clima".
A Folha conversou com um dos responsáveis pelo documento, o físico e meteorologista Luiz Carlos Baldicero Molion, da Ufal (Universidade Federal de Alagoas).
Há décadas, Molion nada contra a corrente dos pesquisadores que revisam os relatórios do IPCC (o painel do clima da ONU) e que publicam nas principais revistas científicas. São os "aquecimentistas", como diz Molion. Acompanhe a entrevista.
Fonte: Folha.com
Imagem: Candidoneto.blogspot.com