Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Saúde instala centrais de regulação na Foz do Itajaí e na Serra Catarinense

04/08/2014

Entraram em operação na manhã desta sexta-feira, 1° de agosto, as centrais de regulação de internações hospitalares da Serra Catarinense, instalada no município de Lages, e da Foz do Rio Itajaí, localizada em Itajaí. Com a abertura dessas unidades, Santa Catarina conta, agora, com sete centrais de regulação de internações hospitalares em funcionamento. As outras unidades estão instaladas na Grande Florianópolis (Florianópolis), Planalto Norte e Nordeste (Joinville), Sul (Criciúma), Meio Oeste (Joaçaba) e Grande Oeste (Chapecó).

O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde é ter oito centrais de regulação instaladas em todas as macrorregiões do Estado. Falta ainda abrir a Central de Regulação do Vale do Itajaí, que está sendo estruturada em Blumenau e deve entrar em operação em outubro.

A Central de Regulação de Internações Hospitalares da Foz do Rio Itajaí funcionará 24 horas, todos os dias da semana, regulando as internações hospitalares de 611 leitos do SUS em nove hospitais, atingindo mais de 580 mil habitantes de 11 municípios daquela região.

A Central de Internações Hospitalares da Serra Catarinense também funcionará 24 horas, ininterruptamente, todos os dias da semana, regulando as internações hospitalares de 752 leitos do SUS instalados em 14 hospitais que atendem os 286 mil habitantes dos 18 municípios serranos.

As centrais de regulação concentram as informações relacionadas às internações, evitando a ociosidade de leitos. “O sistema vigente até então demorava a avisar que pacientes haviam recebido alta. A central estabelecerá essa comunicação entre as partes envolvidas, solucionando o problema”, explica a gerente regional de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages, Camila Baccin.

O sistema também garante que os hospitais recebam o pagamento do SUS por cada paciente internado. Isso porque todas as Autorizações de Internação Hospitalares (AIHs) serão geridas pela central. O gerente dos Complexos Reguladores da SES, Geraldo Azzolini, acrescenta que a regulação permite a organização, avaliação, gerenciamento e controle dos serviços de saúde disponíveis, subsidiando o planejamento de ações e dando mais transparência na gestão da saúde. 

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde