Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

País poupa US$ 97 milhões com produção de antirretrovirais

24/07/2012

"País poupa US$ 97 milhões com produção de antirretrovirais

A política de produção de antirretrovirais do governo federal permitiu, entre 2007 e 2011, uma economia de 97 milhões de dólares, com a diminuição do custo dos medicamentos. O Brasil fabrica 10 dos 21 antirretrovirais distribuídos atualmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que reduz a importação de remédios protegidos por patentes.

A fabricação nacional e o acesso universal ao tratamento são apontados pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) como experiências positivas de combate à Aids no mundo. Os dados integram o relatório anual do Unaids, apresentado na quarta-feira (18). “Desde os anos 1990, contrariando a visão do Banco Mundial, o Brasil adotou essa postura. Acreditamos que vamos alcançar o acesso universal até 2015 e parte dessa vitória é do Brasil”, afirmou o coordenador da Unaids no Brasil, Pedro Chequer.

Relatório - O texto é produzido anualmente a partir de novos dados da epidemia em todo o mundo. Esta edição revela que o financiamento internacional para o combate ao HIV/aids continua no mesmo patamar desde 2008, mas houve um aumento de 11% nos investimentos domésticos dos países em desenvolvimento. No período de 2006 a 2011, o crescimento chega a 50%. “É um dos relatórios mais positivos que apresentamos nos últimos tempos”, afirmou o coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, em relação a avanços na cobertura e na distribuição de antirretrovirais, principalmente nos países de baixa e média renda."

Fonte: Secom PR

Imagem: Ecofarma