![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem2558_2.jpg)
Ministério da Saúde lista referência de preços
15/07/2012
Ministério da Saúde lista referência de preços
O Ministério da Saúde vai preparar uma ata de preços que servirá como base para orientar os Estados nas compras púbicas de equipamentos do setor.
Com a medida, o órgão afirma que pretende fazer com que os valores dos produtos comprados pelos governos sejam padronizados para evitar oscilações nos processos licitatórios.
"O registro de preço garantirá que os valores não sejam exorbitantes em um lugar. Hoje, os Estados compram a preços muito variados. Será uma referência", diz Zich Moyses Júnior, do ministério.
A iniciativa ocorre após a publicação do decreto, no final do mês passado, que cria uma margem de preferência para a compra de produtos médicos nacionais realizada pelo governo.
Pela medida, abrangida pelo PAC, o governo poderá pagar até 25% a mais por itens como cateter, marcapasso, máquina de hemodiálise e outros, desde que tenham sido fabricados no país. Foram definidos cerca de 80 equipamentos de produção doméstica que terão preferência em relação aos importados nas compras públicas.
A elaboração de uma lista de preço é tema delicado, segundo Carlos Goulart, presidente-executivo da Abimed, entidade que reúne o setor.
"Temos que ver como isso vai ser feito. É preciso cuidar para que não haja comparações indevidas", diz Goulart.
Fonte: Folha.uol.com
Imagem: Folha.uol.com