
Ingestão de líquidos é garantia de hidratação
12/01/2013
Ingestão de líquidos é garantia de hidratação
A estudante Ligia Duarte não abre mão dos sucos de frutas em seu cardápio diário Amanda de Oliveira e Rafael Henrique Martins: preferência pela água de coco O verão chegou e com ele o período em que boa parte da população brasileira aproveita para curtir as férias na praia, rios, cachoeiras e piscinas. Ao passar o dia fora de casa e exposto ao sol, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados com a alimentação pra não ter que trocar o lazer por uma cama de hospital devido à desidratação. O primeiro e mais essencial deles é ingerir bastante água.
A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica que, nesse período, o recomendado é tomar, em média, dois litros de líquidos por dia. "Esses líquidos devem contemplar principalmente água natural, mas também podem ser obtidos através de chás, sucos, de preferência de bebidas não açucaradas. Porque essas bebidas açucaradas, a exemplo dos refrigerantes, contribuem bastante para o ganho de peso e para a obesidade na infância", esclarece.
Com a rotina puxada dos estudos e a necessidade de manter a energia, a estudante Ligia Duarte conta que não abre mão dos sucos de frutas em seu cardápio diário. Ela destaca que opta sempre pelos sucos naturais, com menos açúcar e calorias exatamente para manter a saúde.
Como nem todas as pessoas têm o mesmo hábito ou tempo de preparar os sucos em casa, muitas acabam optando por comprar os alimentos e bebidas de vendedores ambulantes e é aí que pode estar o grande perigo. Segundo a coordenadora de Nutrição do MS, como muitos dessas frutas acabam ficando expostos ao sol e são fáceis de estragar, o risco de intoxicação alimentar aumenta. De acordo com Patrícia, checar a qualidade dos alimentos, a limpeza do local e seu armazenamento pode fazer toda a diferença para a saúde. "Se é um alimento que necessita de refrigeração, que ele não seja comprado em estabelecimentos que não garantam essa qualidade sanitária. Dê preferencia por alimentos frescos e nunca comprar alimentos que você está desconfiando da procedência." Armazenamento
Para evitar qualquer tipo de intoxicação entre os clientes do restaurante que gerencia na Rodoviária de Londrina, o nutricionista Marcelo Pereira destaca que está sempre atento ao armazenamento dos alimentos. Há um cuidado especial com as frutas que, segundo ele, neste período tendem a estragar com facilidade devido às altas temperaturas. "Quando você é responsável pela alimentação de outras pessoas precisa estar constantemente atento à procedência e ao armazenamento do alimento para oferecer o melhor para os clientes e evitar que alguém passe mal por um descuido", enfatiza.
De acordo com Pereira, os sucos de frutas são a principal pedida dos clientes nessa época. Ele próprio garante consumir sua dose diária de vitamina C com os sucos de laranja e acerola. "Um suco natural é muito mais completo em vitaminas e sais minerais do que qualquer refrigerante ou suco artificial que a gente encontra por aí."
Já para o casal Amanda de Oliveira e Rafael Henrique Martins, a melhor forma de garantir a hidratação no verão é se deliciando com uma água de coco gelada. "Para ser sincera, eu tenho bastante dificuldade para ingerir água comum, já a água de coco, pelo sabor, é bem mais gostoso, então opto por ela sempre que dá", afirmou.
Seja na praia, em acampamentos, na casa de familiares ou mesmo pousadas nas férias, a nutricionista dá dicas de como deve ser o café da manhã ideal, principalmente para os períodos mais quentes: "Um café da manhã que contenha frutas, pães, de preferência integral, leites e queijos magros é o ideal para que tanto as crianças quanto os adultos estejam preparados para a rotina de lazer ao longo do dia." Fernanda Carreira
Fonte: Cofen.com
Imagem: Esportes.terra.com