Evento sobre divulgação científica em bares e restaurantes conta com professores da UFSC
14/05/2018
Falar sobre ciência em lugares descontraídos, durante o happy hour. Essa é a proposta do “Pint of Science”, evento internacional sobre divulgação científica em bares e restaurantes, que terá a participação de quatro professores da UFSC. As rodas de conversa ocorrem nos dias 14,15 e 16 de maio, em Florianópolis, e são abertas ao público. Confira abaixo os docentes da universidade que participarão:
Débora Menezes (curso de Física)
Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade de São Paulo, doutorado em física nuclear teórica pela Universidade de Oxford. Faz pesquisas nas áreas de física nuclear relativística e astrofísica nuclear. Possui especial interesse por divulgação científica.
Tema da conversa: Física quântica desmistificada e sua aplicação no cotidiano.
Local e horário: Mercado São Jorge Rua Brejauna, 43. Itacorubi. Dia 16/05 (19:30 – 21h).
Roberto Kalbusch Saito (curso de Física)
Possui graduação em Física (UFSC), com mestrado e doutorado na área de Astrofísica (UFSC). Desenvolve trabalhos de pesquisa nas áreas de astronomia estelar, estrutura Galáctica, estrelas variáveis e planetas extrassolares.
Tema da conversa: Mundos distantes: Planetas extrassolares e vida no Universo.
Local e horário: Boteco Bacana, Av. Madre Benvenuta, 1678. Santa Mônica. Dia 15/05 (19h30 – 21h).
Rui Prediger (Programa de Pós-Graduação em Farmacologia)
Possui graduação em Farmácia (UFSC), possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Farmacologia (UFSC) e pós-doutorado em Neurociências na Universidade de Coimbra (Portugal). Seus principais temas de pesquisa são: doenças neurodegenerativas, processos de aprendizado e memória e drogas de abuso.
Tema da conversa: O impacto do café na saúde.
Local e horário: Boteco Bacana, Av. Madre Benvenuta, 1678. Santa Mônica. Dia 16/05 (19h30 – 21h).
Aderbal Aguiar (Programa de Pós-Graduação em Neurociências)
Possui graduação em fisioterapia (Udesc ), com especialização (Unifesp) e mestrado (Unesc) em fisiologia do exercício e doutorado em farmacologia (UFSC). Desenvolve projetos em neurobiologia do exercício físico, como o desenvolvimento da fadiga central ao exercício e os efeitos modificadores de doença em modelos experimentais de doenças neurológicas.
Tema da conversa: A cafeína e a mente dos campeões.
Local e horário: Mercado São Jorge Rua Brejauna, 43. Itacorubi. Dia 14/05 (19h30 – 21h).
Em nível internacional, o simpósio será realizado em 21 países. No Brasil, além da capital catarinense, mais 55 cidades participarão. Esta é a quarta vez que os bate-papos científicos passarão pelo país.
A ideia do evento surgiu de pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, em 2013, após descobrirem a necessidade dos cientistas divulgarem seus estudos para o público em geral, em restaurantes e bares da cidade de Londres. De lá pra cá, o projeto só cresceu, passando a contemplar mais de 200 cidades em quatro continentes.
Mais informações sobre o evento na página.
Fonte: UFSC