Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Entrega do Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem 2018 foi marcada pela celebração e discursos em defesa da saúde de qualidade para todos

28/05/2018

Foi realizada na noite de quinta-feira (24/5), a entrega do  Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem 2018, uma ação do Coren/SC em prol da valorização da categoria em todo o Estado. Os troféus e os certificados foram entregues para 40 profissionais de Enfermagem que atuam em instituições de saúde e de ensino e foram indicados pelos colegas por se destacarem no trabalho. Esta é a terceira edição e recebeu 87 inscrições no total, sendo realizado um sorteio público para escolha dos homenageados. A solenidade foi realizada no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), em Florianópolis, e teve um público de mais de 200 pessoas.

Na mesa de honra estavam a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, a deputada estadual Ana Paula Lima, a vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn/SC), Jussara Gue Martini, e o diretor tesoureiro do SindSaúde/SC, Nereu Espezim. Todos destacaram a necessidade de ampliar a visibilidade da profissão, sendo este Prêmio uma excelente oportunidade para isso, oferecendo reconhecimento e mostrando à sociedade o valor da categoria. Jussara falou do orgulho que todos devem ter desta profissão e da atuação da ABEn em prol da qualificação permanente. O diretor do SindSaúde/SC ressaltou “que foram fundamentais os muitos profissionais que superaram os desafios e construíram uma trajetória de lutas para chegarmos até aqui”. A deputada Ana Paula Lima lembrou que a união das entidades representativas fortalece a todos e permite avanços nas demandas conjuntas, como a jornada de trabalho e a regulamentação do piso salarial. “Vivemos momentos difíceis e portanto temos que estar mais unidos para continuar adiante, não deixar que retirem nossas conquistas e batalhar por mais valorização”, disse ela.

A presidente do Coren/SC afirmou que, desde sua origem, o exercício da Enfermagem põe frente à imensa responsabilidade de zelar pelo bem estar dos cidadãos. “Um desafio gigantesco em termos de Brasil”, lamentou mas complementou: “Sonhar, construir o sucesso, conquistar uma consolidada estrutura no que toca à profissão, e, em todos os âmbitos da vida, custa o valor exato dos investimentos na fé, esperança, disciplina, superação, empreendedorismo, ousadia e coragem para realizar o que for necessário ser feito. Superar a si mesmo e ir além do que muitos duvidam, numa sociedade altamente competitiva, submetida aos conflitos e crises existenciais, ao estresse emocional, à pressão psicológica, aos medos, aos fracassos, ao cansaço, às cobranças, às responsabilidades, ao estresse profissional e às incertezas do amanhã, custa muito alto.”

Para finalizar, destacou as lutas para que a Enfermagem seja uma profissão reconhecida pela sua  importância:  lutar pela qualidade  e condições justas  no  trabalho;  lutar pela formação responsável e ética, já que uma profissão que lida com a vida não pode ser ensinada a distancia por melhores salários, e pela democratização da profissão.

Homenagens – Diante de uma plateia formada por colegas de trabalho e familiares, os homenageados foram sendo chamados um a um para receber um troféu e o Certificado das mãos da presidente e dos conselheiros do Coren/SC. Foi feita a leitura de um breve currículo e ressaltadas as habilidades de cada um. Ao falar em nome dos auxiliares e técnicas(os) de Enfermagem, a premiada Rafaela Serpa agradeceu o reconhecimento e foi enfática ao defender a Enfermagem como essencial e protagonista no campo da saúde. “Muitas vezes a técnica que temos é sobreposta por um gesto de atenção e cuidado, e isso vale muito mais para um paciente. Portanto, fazendo o melhor que podemos é que conseguimos a visibilidade que tanto queremos.”

O professor Jorge Lorenzetti falou em nome das(os) enfermeiras(os) e disse estar lisonjeado com a escolha. Com propriedade de quem tem uma trajetória de mais de quarenta anos nas lutas da Enfermagem, Lorenzetti disse que esta profissão tem uma missão social fundamental que é prestar o cuidado seguro e de qualidade para todos e em todos os serviços. “A população está insatisfeita com os serviços de saúde e a Enfermagem é parte da solução para isso, afinal somos responsáveis por mais de 60% das ações desenvolvidas no atendimento de saúde. Infelizmente não temos a valorização na mesma proporção, por isso precisamos mostrar o que fazemos com competência, nos qualificando e buscando mais espaços”, enfatizou.  Ao final da solenidade, todos os premiados e convidados puderam confraternizar, trocando ideias e compartilhando experiências.

Saiba mais – O Prêmio foi criado em 2016 em comemoração aos 40 anos de atividades do Coren/SC e ele passa a ser anual com o objetivo de valorizar a Enfermagem em todas as suas áreas de atuação. Os critérios para escolha destes profissionais levarão em conta o trabalho nas dimensões ética, técnica, política, social, científica, cultural e humana.

 

AS FOTOS DO EVENTO SERÃO DIVULGADAS NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (29/5).

Confira os nomes dos premiados:

1 Andreia Aparecida Fiorini Bomfim – São Miguel do Oeste
2 Angela Maria Blatt Ortiga – Florianópolis
3 Angela Maria de Aleluia Esposito – Florianópolis
4 Cristian Ângelo Grassi – Itapoá
5 Dagmar Asta Bohn Nunes – Joinville
6 Eliani Costa – São José
7 Esvaldo Antunes – Mafra
8 Everaldo Filipini – Videira
9 Grace Teresinha Marcon Dal Sasso – Florianópolis
10 Ieda Pilz – Itajaí
11 Isabel da Rocha – Blumenau
12 Ivo Natair Grein Ramos – Itapoá
13 Jerusa Celi Martins – Florianópolis
14 Jorge Lorenzetti – Florianópolis
15 José Vilmar Schelbauer – Joinville
16 Joseane Andrich Scharf – Blumenau
17 Josiane Dorow Correia – Blumenau
18 Juruci Pereira dos Santos – São José
19 Lucelena Maria Furtado – Florianópolis
20 Lucimar Martires – Florianópolis
21 Magali Maria Tagliari Graf – Lages
22 Maria Aparecida Vieira Clemente – Florianópolis
23 Maria Helena Pereira – Florianópolis
24 Marilene Nonnemacher Luchtemberg – Criciúma
25 Marinda Aparecida Schimila – Lages
26 Maritê Inez Argenta – São José
27 Marli Aparecida Almeida – Araquari
28 Monique Meneses de Aguiar – Palhoça
29 Nadia Martello – Itá
30 Rafael Valente de Moura – Blumenau
31 Rafaela Serpa – Florianópolis
32 Rodrigo Neves Rodrigues – Itajaí
33 Rosilene Oliveira Antunes – Lages
34 Rosimeri Bittencourt Martins – Tubarão
35 Signeide Maria da Cunha – Rio do Sul
36 Suzana Aparecida Lopes de Abreu – Florianópolis
37 Suzana da Nunciação dos Reis – Joinville
38 Tania Mara da Silva Bellato – Lages
39 Tanyclaer Steffenon – São Miguel do Oeste
40

Vanuza Machado – Passos Maia

Fonte: Coren/SC