Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Clínica Escola de Enfermagem da UEPB amplia estrutura para atender melhor a população

23/07/2012

"Clínica Escola de Enfermagem da UEPB amplia estrutura para atender melhor a população

Quando o recesso do meio do ano terminar, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assistidos pela Clínica Escola de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), terão uma novidade a sua disposição. A Clínica retomará as suas atividades em um novo e maior espaço, bem mais estruturado e com condições de oferecer um melhor serviço à população.

Funcionando, atualmente, em duas salas instaladas no Departamento de Enfermagem, a Clínica será transferida para um espaço amplo, adaptado no primeiro bloco do prédio onde funciona o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado no Campus I, em Bodocongó.

O novo espaço, fruto de um arrojado projeto planejado pelo Escritório de Engenharia e Arquitetura da Prefeitura Universitária, e que vai humanizar ainda mais o atendimento a população, contará com três consultórios funcionando de segunda a sexta-feira, além de salas de curativo, sala específica para atendimento em Ginecologia e Obstetrícia e em Saúde da Criança e do Adolescente.

De acordo com o professor Francisco Stélio de Sousa, chefe do Departamento de Enfermagem da UEPB, o novo espaço passou por uma ampla reforma a partir do projeto do Escritório de Engenharia e Arquitetura, ficando em condições ideais de garantir um bom serviço a população. As salas, bem mais confortáveis, são todas climatizadas.

As salas ganharam nova pintura, portas de vidro e outras melhorias, restando apenas concluir a parte de acabamento, para que a Clínica se transfira para o novo local. “A Prefeitura do Campus tentou adequar o prédio as necessidades da Clínica para prestar um melhor atendimento a população e ao que é norma nos estabelecimentos de saúde”, observou o professor Stélio.

A nova estrutura, segundo o professor, vai garantir a ampliação dos serviços da Clínica, beneficiando um maior número de pessoas. “Nós vamos ter um espaço específico para cada serviço realizado pela clínica”, explicou. A perspectiva é que a Clínica comece a funcionar já na volta do recesso do meio do ano. A próxima etapa dos serviços será equipar e mobilhar o novo espaço.

A prefeita do Campus, professora Lúcia Couto, informou que a parte de competência da prefeitura estava pronta. Apenas os serviços de instalação de gesso e as portas de vidros, que foram terceirizados, estavam em fase de finalização. A Clínica fica localizada no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPB, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13 às 17h. O quadro de profissionais que trabalham no local é composto por 10 docentes, três funcionários e a coordenadora Maria do Socorro Alves. Vinculada ao Departamento de Enfermagem, a unidade foi criada na década de 90 e foi uma das precursoras do Programa Saúde da Família (PSF) no Brasil.

Clínica oferece cerca de 600 atendimentos por mês
Pelo que foi pactuado entre a UEPB e o Sistema Único de Saúde, a Clínica Escola de Enfermagem pode realizar até 600 atendimento por mês. Só que por conta da demanda, a unidade ultrapassa essa cota. Quando está em pleno funcionamento, o número de pessoas que recorre aos serviços chega a atingir 200 procedimentos por semana. A procura sempre fica acima da expectativa. Configurando-se como um espaço destinado à prática de atividades de extensão dos alunos, que beneficia a população em geral, a Clínica não deixa nada a desejar a outros equipamentos de saúde existentes na cidade, oferecendo serviços de atendimento básico à saúde.

De acordo com o professor Francisco Stélio, a CEE realiza consulta de enfermagem ao adulto, a criança e ao adolescente, com o apoio do corpo docente, discente e técnico administrativo, proporcionando serviços gratuitos e de qualidade à comunidade, dentro das especialidades de Endocrinologia, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria e Imunologia, por meio da sala de vacina.

No que se refere às áreas da Enfermagem, a Clínica atua no campo de Promoção da Saúde, Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Imunologia. Na área de saúde da mulher, realiza consultas em ginecologia, exames clínicos da mama, consulta pré-natal para a gestante e outras consultas, inclusive com a coleta de material para prevenção de colo do útero.

Como se trata de uma Clínica Escola, a unidade funciona como espaço integrado entre professor e alunos estagiários, em uma perspectiva de inserir o aluno nas atividades práticas de formação. Cerca de 120 estudantes passam por estágio semestralmente na unidade e os que são beneficiados pelos serviços somam em torno de 900 alunos por semestre.

O professor Stélio revela que a Clínica atende à demanda espontânea e a demanda encaminhada pelas outras clínicas da UEPB, como a Clínica Escola de Fisioterapia, Odontologia, Psicologia , fazendo-se presente, junto às Unidades de Saúde da Família, de forma indireta. Ou seja, garante a integração de todas as clínicas da Instituição que funcionam no CCBS.

Fonte e Imagem: UEPB