Celso Lafer se torna professor emérito da USP
16/08/2012
Celso Lafer se torna professor emérito da USP
16 de agosto de 2012 | 3h 04
O Estado de S.Paulo
O embaixador Celso Lafer foi homenageado ontem pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo com o título de Professor Emérito. Na cerimônia, no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que os estudos e iniciativas de Lafer na área de relações internacionais representam "contribuição única e pioneira".
Professor aposentado da Faculdade de Direito, onde dirigiu o Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito, Lafer foi ministro das Relações Exteriores em 1992 e voltou ao cargo entre 2001 e 2002, no governo FHC.
Eleito "imortal" na Academia Brasileira de Letras e membro da Academia Brasileira de Ciências, o homenageado é presidente da Fapesp desde 2007. Antes disso, foi chefe da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio, em Genebra.
Em seu discurso, ele recordou as primeiras aulas sobre relações internacionais, na Faculdade de Direito, em 1973 - ainda sob o regime militar. Era um período no qual ainda se dava pouca atenção à questão das relações internacionais.
Segundo Fernando Henrique, o Instituto de Relações Internacionais, que hoje agrega áreas de ensino, pesquisa e extensão, constitui a expressão institucional do que Lafer preconizava há 40 anos. "Sempre me inspirou a ideia de somar talentos e competências de nossa universidade para alargar de maneira integrada os horizontes do conhecimento acadêmico sobre a dinâmica de funcionamento da 'máquina do mundo'", explicou o embaixador.
Fonte: Estadao.com
Imagem: Fapesp.br