Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Cecília Roteli: Pela saúde da mulher

25/06/2012

Cecília Roteli: Pela saúde da mulher

Rio -  Ao longo da vida, as mulheres estão expostas a infecções por vários tipos de HPVs oncogênicos, e algumas estão sob risco potencial de desenvolver câncer. A do papilomavírus é uma das infecções sexualmente transmitidas mais frequentes, principalmente nas mulheres jovens. Na maioria dos casos, essa infecção é facilmente tratada ou eliminada pelo organismo.

Porém, uma proporção significativa de mulheres permanece com esta infecção e são estas que vão estar sob o risco de desenvolver, anos mais tarde, o câncer de colo do útero. A OMS reconhece este câncer como um problema de saúde pública da mulher. Segundo a Organização, a cada ano, no mundo, são diagnosticados 500 mil novos casos e cerca de 270 mil mulheres morrem em consequência da doença. A cada 2 minutos, uma mulher morre de câncer do colo do útero no mundo.

Esses números poderiam ser evitados se houvesse trabalho sério e focado na educação sexual e na prevenção. Se nada for feito pela saúde da mulher brasileira, teremos que confirmar as tristes estatísticas da OMS, que, com base em dados coletados em 2002, estimou que até 2025 os diagnósticos e mortes no País, causados por câncer no colo uterino, crescerão 72% e 87%.

Existem duas formas de prevenção: o rastreamento com exames de Papanicolaou e colposcopia, para detecção das lesões pré-malignas provocadas pela infecção por HPVs, e a vacinação contra HPVs oncogênicos.

Desde meados da última década, foram lançadas no Brasil duas vacinas que combatem dois tipos principais de HPV causadores de cânceres (16 e 18). A principal função: bloquear a entrada do vírus no organismo.

Lutar pela saúde de nós, mulheres, deve ser um ato constante. A vacinação contra HPVs oncogênicos tem o potencial de reduzir a incidência deste câncer na mulher brasileira. Sabemos o que provoca a doença, temos as armas para combatê-la; porém, o que falta para acabar de vez com ela?

Doutora em Medicina pela Unicamp

Fonte: Dirigida.com

Imagem: Clinicapsicologicamec