Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Casos de dengue em Itajaí aumentam para 421 em 2015

16/03/2015

Balneário Camboriú, Bombinhas, Navegantes e Porto Belo também registraram pacientes com a doença

 

O número de pacientes que contraíram dengue em Itajaí em 2015 chegou a 421 nesta semana, conforme o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Deste total 382 já foram confirmados como casos autóctones, quando a doença é contraída dentro do município — o restante permanece em investigação.

A diretora de Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Rachel Marchetti, acredita que a partir de agora os casos da doença devem se estabilizar na cidade, mas que o combate ao mosquito transmissor vai continuar. Nesta sexta-feira, equipes percorrem os bairros São João, Cidade Nova e Cordeiros fazendo vistorias nas casas próximas aos locais em que ocorreram os casos de dengue.

— Agora não estamos mais esperando a confirmação para fazer os bloqueios, quando há suspeita já deslocamos as equipes para a área. O bairro mais afetado continua sendo o São Vicente, que concentra 90% dos casos — comenta.

Outro aspecto que mudou no programa de combate a dengue foi o tipo de teste para diagnosticar a doença. A partir dessa semana o paciente será notificado para fazer o exame de sorologia; anteriormente quando havia suspeita eram feitos testes rápidos. Com a mudança, o diagnóstico pode demorar um pouco mais para sair.

O secretário de Saúde de Itajaí, Márcio Silveira, reforça que mesmo com os números apontando para uma estabilização a população não deve se descuidar:

— Temos que nos manter em alerta e continuar tomando os cuidados para que o mosquito não se reproduza.

Casos no litoral

Outras cidades do Litoral Norte também registraram casos de dengue nesse ano: Balneário Camboriú (6), Bombinhas (1), Navegantes (1) e Porto Belo (1). No Estado, o número de pacientes confirmados aumentou para 480 — 382 autóctones, 39 importados e 58 em investigação.

De acordo com o relatório da Dive, em dois casos da doença em Balneário Camboriú e um em Navegantes já foi identificado que a contaminação ocorreu em Itajaí. Os demais pacientes ainda não receberam o diagnóstico confirmando o local de transmissão. 

Fonte: Jornal de Santa Catarina