![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem2547_2.jpg)
Campanha contra a poliomielite atinge meta e imuniza 97% das crianças
13/07/2012
Campanha contra a poliomielite atinge meta e imuniza 97% das crianças
Governo federal repassou 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias de saúde / Crédito: Prefeitura de Jundiaí (SP) Ao todo, 13,7 milhões de crianças com menos de 5 anos receberam as duas gotinhas
A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite ultrapassou a meta de 95% de imunização das 14,1 milhões de crianças que formam o público-alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, até essa quinta-feira (12), 13.724.474 crianças (97%) com até cinco anos receberam as duas gotinhas que garantem a imunidade contra a paralisia infantil. Em 22 estados a meta foi alcançada. Nos demais, a vacinação pode continuar até que a cobertura ideal seja alcançada. O sistema de informação é atualizado diariamente.
O governo federal repassou 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de saúde. Ainda repassou R$ 37,2 milhões, por meio do Fundo Nacional de Saúde, aos fundos dos estados e dos municípios para operacionalização das campanhas.
Eliminação - A aplicação das gotinhas tem o objetivo de manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva com a vacinação das crianças menores de cinco anos. A estratégia permite a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, ajudando a criar a imunidade de grupo. Não existe tratamento para a doença, somente a prevenção por meio da vacina.
O último caso da doença no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o País recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. Apesar de não haver circulação do vírus em território nacional, neste ano, 16 países registraram casos de paralisia infantil e, no Afeganistão, Nigéria e Paquistão, a doença é endêmica. Para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, é fundamental a manutenção da vacinação.
Fonte: Maxpressnet.com
Imagem: Secom.gov.br