![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem2352_2.jpg)
Anticoncepcional masculino em gel tem bons resultados
27/06/2012
Anticoncepcional masculino em gel tem bons resultados
Cerca de 98% dos homens testados tiveram redução de espermatozoides
Um gel feito de hormônio contraceptivo para homens, se aplicado diariamente à pele, segundo um novo estudo, pode trazer bons resultados na redução da contagem de sêmen.
Os resultados da pesquisa conduzida por cientistas norte-americanos foram apresentados no último domingo, no Encontro Anual da Sociedade Norte-Americana de Endocrinologistas em Houston (EUA).
Segundo os pesquisadores, os dados indicam que contagens baixas de espermatozoides puderam ser verificadas em cerca de 98% dos homens que usaram o gel com uma combinação específica de hormônios.
O gel desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles é uma mistura composta por quantidades específicas de testosterona (hormônio masculino) e um hormônio sintético, o "nerostorone", uma variação sintética da progesterona (hormônio feminino).
Com a contribuição de mais estudos, o gel pode vir a ser usado como o principal método contraceptivo masculino. Contudo, é preciso ter em mente que contagens baixas de espermatozoides não são suficientes para evitar uma gravidez.
Reversível. Segundo Christine Wang, professora do Instituto de Pesquisas Biomédicas do Centro Médico da Universidade da Califórnia (Ucla), em Los Angeles, e uma dos autores do estudo, um dos principais atrativos desse tipo de método contraceptivo é o fato de o efeito anticoncepcional ser reversível.
Wang explica que essa foi a primeira vez que os hormônios testosterona e "nestorone" foram combinados para compor um gel de aplicação cutânea como objetivo de suprimir a produção de sêmen.
Nos homens, segundo Wang, a progesterona aumenta o efeito contraceptivo do testosterona. Ambos trabalham juntos para controlar a produção de espermatozoides.
Além disso, diz a pesquisadora, ao contrário de outros estudos com progesterona para desenvolver anticoncepcionais masculinos, o "nesterone" não tem propriedades androgênicas (masculinizantes) - podem causar efeitos colaterais, como mudanças de humor e aumento do colesterol.
Fonte: Jornalmontesclaros.com
Imagem: Wscom.com.br