Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Americano com levedura no intestino fica bêbado sem ingerir álcool

20/09/2013

"Americano com levedura no intestino fica bêbado sem ingerir álcool

Paciente foi diagnosticado com 'síndrome da fermentação do intestino'.
Doença que faz entranhas produzirem álcool foi descrita em periódico.

Do G1, em São Paulo
4 comentários
Células de Saccharomyces cerevisiae ao microscópio eletrônico (Foto: Divulgação/Universidade de Leicester)Células de Saccharomyces cerevisiae observadas
com auxílio de microscópio eletrônico
(Foto: Divulgação/Universidade de Leicester)

Um artigo na publicação "Journal of Clinical Medicine" descreve uma síndrome causada pela presença excessiva do fungo Saccharomyces cerevisiae, que transforma açúcares em álcool, no trato intestinal de um paciente de 61 anos, deixando-o embriagado mesmo sem ingerir bebida alcoólica.

Esse fungo é popularmente conhecido como levedura, elemento primordial para a fabricação das cervejas e produção de pães.

Os pesquisadores da Faculdade Panolla, do Texas, descreveram o caso do homem dos Estados Unidos, que foi diagnosticado em 2010 com a rara doença chamada de síndrome de fermentação intestinal.

saiba mais

Pesquisa mostra que 33% dos pais não falam com filhos sobre álcool
Cientistas obtêm primeira prova de que álcool aumenta risco de câncer
Álcool pode acentuar em até três vezes efeito de remédios, diz estudo

Segundo o site da “NPR”, rádio pública aemricana, o paciente foi tratado em um hospital de Cartago, também no Texas. A vítima se internou reclamando de tontura e um teste de bafômetro revelou nível elevado de álcool no sangue. No entanto, o homem afirmou que não havia ingerido bebida alcoólica naquele dia.

Levedura em excesso
Os médicos ficaram perplexos e decidiram pesquisar o que acontecia com ele. Após testes realizados por especialistas, foi detectado que o trato intestinal do homem agia de forma diferente do normal, produzindo álcool.

A condição rara funciona da seguinte maneira: o fungo fermentava os açúcares presentes em todo amido ingerido (encontrados em massas ou refrigerantes) e os transformava em etanol.

O tratamento foi feito com a ajuda de remédios que combatem fungos, além de uma dieta que restringiu a ingestão de açúcares, carboidratos e, claro, álcool, durante seis semanas. Após dez semanas de tratamento, o nível de álcool no sangue foi totalmente eliminado.

Os primeiros casos de síndrome da fermentação do intestino foram descritos no Japão. Houve alguns poucos relatos de pessoas com essa doença nas últimas três décadas, sendo que dois deles foram com crianças – uma menina de 12 anos e uma outra de 3 anos."

Fonte e Imagem: G1.globo.com