![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem2457_2.jpg)
Água para Todos inicia nova etapa em Pernambuco
05/07/2012
Água para Todos inicia nova etapa em Pernambuco
Serão 490 reservatórios em Santa Cruz, 300 em Lagoa Grande e 1,2 mil em Custódia
O Água para Todos inicia uma nova etapa de expansão no Nordeste brasileiro para cumprir a meta de universalizar o acesso à água, com cinco mil cisternas de polietileno em Pernambuco. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, serão 490 reservatórios em Santa Cruz, 300 em Lagoa Grande e 1,2 mil em Custódia. Em Araripina, a meta inicial de mil cisternas foi ampliada para 2,1 mil. A previsão é de que sejam entregues cerca de 22,8 mil cisternas em todo o estado.
A meta do programa é beneficiar 750 mil famílias no País até 2014, nas áreas rurais que apresentam a situação de extrema pobreza associada à carência de acesso à água, com prioridade à região semiárida.
Famílias - A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) atende a agricultores indicados pelo Comitê Gestor Municipal, de acordo com os critérios do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e validados pela Codevasf. As famílias também precisam participar do curso "Gestão da Água", que ensina os cuidados para manutenção das cisternas. "A nova tecnologia de cisterna de polietileno para captação de água da chuva para consumo humano tem tido uma boa aceitação dos beneficiários", diz Lucianita Dayrell, membro da coordenação geral do Água para Todos. Ela explica que a contrapartida do beneficiário é a escavação do buraco de 80 centímetros onde será instalada a cisterna, que é realizada em regime de mutirão.
Fonte: Secom.gov
Imagem: Blogronaldorocha.com