Acadêmicos da UFSC visitam Coren/SC para aula sobre papel das entidades representativas da Enfermagem
17/06/2015
Para compreender melhor as atribuições de cada entidade representativa da Enfermagem, todo semestre os acadêmicos da 2ª fase da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) visitam o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).
A aula ministrada pela professora Felipa Amadigi, Presidente do Coren/SC na gestão 2012-2014, na quinta-feira (11 de junho), começou com as seguintes reflexões: “Que entidades representam a Enfermagem no Brasil? Todas têm a mesma função? E em Santa Catarina?”, questionou Amadigi.
Com debates e orientado pela professora, o grupo foi aprendendo as diferentes atribuições do Conselho Regional de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) e dos Sindicatos. “O Conselho tem a função de normatizar, disciplinar e fiscalização a profissão; proceder a inscrição do profissional; e julgar os processos éticos. A Associação atua no desenvolvimento científico, político e cultural da categoria. Enquanto o Sindicato possui a atribuição de lutar por melhores condições trabalhistas”, resumiu Amadigi.
Para a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, essa aproximação é fundamental para que os futuros profissionais percebam como cada entidade profissional pode contribuir para a profissão e ao mesmo tempo em que os acadêmicos vislumbrem também a sua participação como membro ou colaborador das entidades representativas.
Após as explicações, os acadêmicos conheceram as instalações da sede do Coren/SC, em Florianópolis.
Fonte: Coren/SC